Partidos em Anápolis: Representação, filiados e conformação política
Anápolis conta com representação dos 29 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No município, 25 dessas siglas possuem diretório ou comissão provisória. Dos 292.660 eleitores aptos a votar nas eleições de 2024, apenas 8,95% (26.207) estão filiados a algum partido político.
Conformação política após as eleições de 2024
Após o 2º turno das eleições, em outubro, a configuração política no município se consolidou em torno da nova administração de Márcio Corrêa (PL), eleito prefeito para o mandato 2025-2028. A base aliada inclui 13 partidos, entre eles PL, MDB, União Brasil, Avante e PSD. Já a oposição é composta por PDT, PP, PSOL e outras siglas de esquerda, como PCdoB e Rede.
Bancadas na Câmara Municipal
A composição das bancadas na Câmara reflete a nova configuração política:
Situação: Republicanos (1), MDB (2), PL (2), Agir (2), PSD (2), Avante (2), PSB (1), União Brasil (1), Cidadania (1), PRD (1), Podemos (1).
Oposição: PDT (1), PP (2), PRTB (1).
Independência: PT (2), Republicanos (1).
Liderança partidária
O PL emerge como principal partido em Anápolis, com o prefeito eleito e a maior votação proporcional. O MDB, que elegeu o vice-prefeito e dois vereadores, também se destaca com importantes lideranças regionais, como o vice-governador Daniel Vilela.
Estratégias partidárias e projeções
Com a nova conformação política, partidos como Republicanos, PT e União Brasil demonstram divisões internas sobre sua postura em relação ao governo. Enquanto figuras de destaque apoiam a base, outros membros mantêm oposição ou independência.
A Câmara Municipal, por sua vez, tende a ter maioria alinhada ao governo de Márcio Corrêa, enquanto a oposição buscará fortalecer suas pautas por meio de partidos de esquerda e figuras independentes.